Três em cada quatro internautas brasileiros têm um smartphone. Destes, praticamente metade (50,9%) pretende trocar de aparelho este ano. O Android é o sistema predominante, mas quando analisada a intenção de compra, tudo indica que Windows Phone e iOS ganharão participação, em detrimento do sistema operacional do Google. É o que revela a primeira pesquisa sobre hábitos de uso de smartphones entre internautas brasileiros realizada pela empresa de pesquisas on-line Opinion Box em parceria com MOBILE TIME.

A pesquisa foi dividida em duas fases, sempre respeitando a distribuição geográfica, etária e de renda da população brasileira. Na primeira, foram entrevistadas 546 pessoas, via Internet, para identificar a penetração de alguns produtos eletrônicos: 74,7% têm smartphone; 18,5% não têm mas pretende comprar este ano; e 6,7% não têm e não pretende adquirir.

Em uma segunda fase, foram entrevistadas 1.211 pessoas que têm smartphone e 653 que não têm. A proporção por sistema operacional na base instalada de smartphones entre internautas brasileiros é a seguinte: Android (77,6%),Windows Phone (8,5%), iOS (6,7%), BlackBerry (1,3%), Firefox OS (0,2%), outros (1,2%), não souberam informar (4,5%). Dentre os que possuem smartphone, metade quer comprar um novo aparelho este ano; 24,9% não quer; e 24,2% não sabe. Àqueles que pretendem comprar, foi perguntado qual será o sistema operacional do novo smartphone. As proporções foram as seguintes: Android (68,7%), iOS (15,6%), Windows Phone (12,2%), BlackBerry (2,3%), Firefox OS (0,8%), outros (0,5%).

Análise

Muita gente ao comprar seu primeiro smartphone opta pelo sistema operacional Android por oferecer modelos mais baratos que os concorrentes. Porém, talvez a má experiência em alguns desses terminais por conta da baixa capacidade de processamento e memória limitada faça com que, na hora de trocar de smartphone, a preferência seja por iOS ou Windows Phone. Essa é uma possível explicação para a tendência de aumento de share desses outros sistemas entre os internautas brasileiros que pretendem comprar um novo smartphone este ano.

Entre aqueles que disseram que não vão trocar de aparelho, as principais razões para essa decisão foram: satisfação com o aparelho atual (79,1%) e falta de dinheiro para uma nova aquisição (13,9%).

Tablets

A pesquisa também averiguou a penetração de outros aparelhos que se conectam à Internet. Merece destaque a alta intenção de compra de tablets: 40,2% dos internautas brasileiros não têm o aparelho mas pretendem comprar este ano, enquanto 41,9% têm um tablet e 17,9% não têm e não pretendem comprar.