InYouFoi pensando nas pessoas que estão à procura de uma melhor qualidade de vida que a Advanced Digital Health (ADH) desenvolveu a plataforma InYou (Android, iOS), ferramenta que engloba profissionais de saúde, inteligência artificial e decodificação do material genético para elaboração de um programa de 21 semanas. Nesse período, cerca de 5 meses e meio, o usuário passará por uma jornada para a mudança de 21 hábitos e, com isso, alcançar o bem-estar.

Daniel Lindenberg, CEO da ADH, explica que a dinâmica é trabalhar com um hábito por semana. Eles podem estar associados a questões como nutrição, atividade física ou consciência plena (em inglês, mindfulness). “Temos uma abordagem holística. Estamos preocupados com aquilo que você faz, aquilo que você come e aquilo que você pensa”, resume os três pilares da plataforma.

A jornada começa a partir de duas informações fundamentais dos usuários: a coleta do material genético e a anamnese digital. Com base nessas duas vertentes, é gerado um programa formulado, primeiramente, pela inteligência artificial da plataforma. Em seguida, um profissional de saúde faz a revisão e, se necessário faz algumas alterações  no programa de 21 semanas.

“O profissional de saúde se certificará de que a recomendação feita é a melhor baseada nas informações que a gente tem. A gente também disponibiliza a possibilidade de o usuário entrar em contato com este profissional que fez a revisão do seu programa. Ou seja, se o indivíduo quiser um esclarecimento maior, ele terá acesso ao profissional”, explica o CEO.

A genética

Para a parte genética, o usuário recebe, em casa, um kit para a coleta de material da mucosa bucal. A InYou recolhe o kit e manda para o laboratório norte-americano Pathway Genomics. Lá, eles fazem um painel de sequenciamento genético de cerca de 200 genes.

Essas informações são cruzadas com estudos científicos elaborados pelo próprio laboratório norte-americano e o resultado dessa fusão é um relatório de aproximadamente 50 páginas. Nele, há detalhes dos genes e as pré-disposições do usuário.

Anamnese digital

As informações genéticas são associadas à anamnese digital. Em 103 perguntas a rotina do usuário é destrinchada.

A curadoria da plataforma é assinada pelo médico Fábio dos Santos, profissional da medicina do estilo de vida. Cardiologista de formação e especialista em nutrologia, o médico elaborou as perguntas tendo como base materiais certificados por instituições internacionais. As perguntas seguem padrões reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A combinação das duas fontes de informação – genética e hábitos – geram os insumos necessários para a geração do programa de transformação dos hábitos de vida da pessoa.

Exemplo

Para se ter uma ideia do funcionamento, da plataforma, Lindenberg exemplificou da seguinte maneira: “tenho um marcador genético que mostra que você tem intolerância genética à cafeína. Assim, o hábito de tomar café será trabalhado na plataforma e o objetivo será fazer você reduzir a ingestão da cafeína, já que ela está associada a um pico de ansiedade.”

“Em outro exemplo, dessa vez relacionado à anamnese, constatamos que você dorme cinco horas por noite. No programa, podemos trabalhar o hábito de dormir pelo menos sete horas e, numa outra semana, posso trabalhar em você a redução de ingestão de cafeina. São informações que vieram de lugares diferentes, mas que ajudam a compor o programa.”

Motivação

Para estimular seus clientes a chegarem ao fim da jornada, a plataforma pretende motivar seus usuários e, com isso, engajá-los do início ao fim do processo por meio de três conteúdos distintos: desafios, que podem ser diários, semanais e mensais; conquistas; e recompensas.

No entanto, caso o usuário deixe de seguir os passos da plataforma, ele será contatado para que a InYou entenda os motivos desse desligamento momentâneo. Caso seja preciso, um profissional de saúde entrará em contato com o usuário. “Nesse momento, aproveitamos, também, para melhorar a plataforma e fazer ajustes no programa”, explica Lindenberg.

Modelo de negócios e público-alvo

Por ser uma startup de capital aberto, a ADH não pode relevar detalhes de seu modelo de negócios. No entanto, para o usuário final, o custo das 21 semanas da jornada de transformação é de R$ 2.200.  A empresa também pretende disponibilizar a plataforma para empresas. No caso, o RH entraria em contato com a equipe da InYou e, de acordo com o número de colaboradores envolvidos, é cobrado um valor.

No momento, a plataforma está disponível para a cidade de São Paulo. Por ser um tíquete alto, o foco da empresa são homens e mulheres das classes A e B, acima de 35 anos e preocupados em melhorar sua qualidade de vida.