A Ford desenvolveu, junto com especialistas em roupas para ciclistas da Lumo e em softwares de mobilidade da Tome, uma jaqueta inteligente que ajuda o ciclista a encontrar os caminhos no trânsito com menos carros ou cruzamentos, além de gerar sinais luminosos, sonoros e táteis. Ainda em fase de protótipo, a Smart Jacket foi desenvolvida por funcionários do escritório de inovação Ford Smart Mobility, em Londres. O projeto, que está sendo patenteado, faz parte da campanha “Compartilhe a Estrada”, apoiada pela Ford, para promover a harmonia entre motoristas e ciclistas.

O vestível tem luzes LED nas mangas que acendem quando o ciclista levanta o braço para avisar se vai virar à direita ou à esquerda. Atrás, a jaqueta tem luzes de freio. Um aplicativo de navegação por GPS seleciona rotas que evitam ruas muito movimentadas e cruzamentos. O app faz isso gerando uma vibração na manga correspondente à direção que o ciclista deve seguir

É possível, também, atender chamadas, receber mensagens e instruções de navegação sem tirar as mãos do guidão ou desviar o olhar para o smartphone, já que as interfaces usadas são sonoras e táteis. O wearable possui fones de ouvido. Eles transmitem o som por meio de vibrações nos ossos da face do ciclista. Dessa forma, o usuário da jaqueta tem suas orelhas focadas também no som ambiente.