A Vivo prepara o lançamento de um aplicativo móvel que funcionará como uma carteira eletrônica em smartphones Android e iOS. "Não será um app para um banco específico. Será como a carteira do cliente, na qual ele botará os cartões de crédito e de débito que desejar", explica Maurício Romão, diretor de produtos e serviços verticais da Vivo. O projeto é inspirado em experiência realizada pela Telefônica na Inglaterra, através de sua subsidiária O2. "Faremos a adaptação para a América Latina", diz o executivo.

Na prática, o app substituirá os cartões de plástico tradicionais. A Vivo está conversando com a Cielo para adaptar as máquinas de POS da rede de adquirência de forma que possam se comunicar com seu aplicativo de carteira eletrônica. Não será difícil, já que a rede da Cielo já realiza transações similares com a solução da Paggo em celulares da Oi. No caso da Vivo será necessário fazer algumas adaptações, pois a verificação da chave de segurança será feita via Internet e não no SIMcard.

NFC

Paralelamente, a Vivo trabalha no lançamento ainda este ano de um novo teste-piloto de pagamentos via NFC (Near Field Communications). Ele acontecerá no estado de São Paulo em parceria com um banco, uma bandeira de cartão de crédito internacional e uma rede de adquirência. "A médio prazo apostamos em NFC para pagamentos. Mas sua massificação não acontecerá rapidamente porque requer a troca do device", explica Romão.