Qual é a função de ter um site móvel? Dependendo de como for desenhado ou da frequência com a qual é atualizado, talvez não faça muito sentido investir no desenvolvimento de um site móvel: a melhor solução em termos de custo/benefício seria um site responsivo, que se adapta automaticamente a qualquer tamanho ou formato de tela. Essa foi a opinião transmitida por alguns especialistas em marketing digital presentes no Forum de Marketing Digital, evento realizado nesta terça-feira 16, no Rio de Janeiro.

As principais críticas à criação de sites móveis partiram do executivo Jonatas Abbotts, CEO da Dinamize, empresa especializada em email marketing. Ele entende que, em muitos casos, especialmente em smartphones com tela grande, o usuário móvel preferiria acessar a versão original do site, mas o botão para isso está escondido, no fim da página. Além disso, é comum os sites móveis serem deixados em segundo plano após seu lançamento, ficando, não raro, desatualizados. Abbotts relatou que isso acontece até mesmo com sites móveis de jornais de grande circulação.

No mesmo painel, foi criticada a mania de algumas marcas de focar tanto esforço e dinheiro em landing pages, enquanto seus sites principais, sejam web ou móvel, permanecem esquecidos ou mal cuidados.