A tecnologia de transmissão sem fio de curto alcance Bluetooth vai ganhar uma nova versão até o fim deste ano, o Bluetooth 5. Em comparação com a versão atual, ela terá uma alcance quatro vezes maior, o dobro de velocidade e a capacidade de transmitir oito vezes mais dados em comunicação broadcast (ponto-multiponto). Além disso, as melhorias não vão gerar aumento no consumo de energia nos devices com a tecnologia. Os primeiros devices com Bluetooth 5 são esperados para chegarem às prateleiras no fim deste ano ou no começo de 2017.

A expectativa é de que o Bluetooth 5 se torne mais atrativo para aplicações de Internet das Coisas. O aumento de alcance permitirá que seu sinal ultrapasse paredes e garanta uma cobertura em uma casa inteira. E a capacidade de envio de dados em broadcast permitirá a comunicação entre beacons e smartphones sem a necessidade de emparelhamento e nem mesmo de download de um app. Espera-se que beacons com Bluetooth 5 servirão para prover informações úteis e navegação em ambientes fechados com muito mais precisão e qualidade do que os modelos atuais. A projeção é de que 371 milhões de beacons Bluetooth sejam distribuídos ao varejo mundial em 2020. E espera-se que em 2020 um terço dos terminais IoT no mundo trabalhem com Bluetooth.

O padrão Bluetooth é desenvolvido pelo Bluetooth Special Interest Group (Bçuetooth SIG), uma entidade internacional sem fins lucrativos que conta hoje com mais de 30 mil membros. Atualmente há 8,2 bilhões de aparelhos no mundo compatíveis com Bluetooth.