Como todo bom profissional de TI, toda vez que um fenômeno como o Pokémon GO ocupa as manchetes de jornais e revistas por mais de uma semana, eu me faço algumas perguntas. A primeira delas – e acredito que grande parte do pessoal de TI esteja se questionando também – é "Qual o impacto disso no consumo de largura de banda em uma rede corporativa?". É uma pergunta importante a se fazer, mas a resposta, nesse caso, é: "Nenhum!".

Não é preciso fazer grandes pesquisas para entender que, neste caso, o consumo de banda está longe de ser um problema para as empresas. Basta analisar o comportamento dos usuários do aplicativo – na maioria dos casos, eles não acessam o game a partir de conexões Wi-Fi corporativas. Até porque seria pouco eficiente, já que a proposta do Pokémon GO é que os usuários andem pelas ruas atrás de monstrinhos. A menos que os colegas de trabalho estejam espalhando o incenso Pokémon pelo escritório, caçar em uma área fechada e pequena traria pouco resultado.

O fato é que o Pokémon Go parece ter sido criado com o uso de dados e de banda em mente. Mesmo que o jogador estivesse usando o aplicativo em uma rede Wi-Fi corporativa para economizar o pacote de dados 3G ou 4G do celular, o consumo seria mínimo. Tanto é que, nos Estados Unidos, a operadora T-Mobile já ofereceu acesso livre de franquia de dados aos jogadores de Pokémon GO. Chuck Hamby, porta-voz da Verizon, também disse recentemente que o game estava respondendo por menos de 1% do tráfego total de dados da operadora.

Em resumo, com a chegada do Pokémon Go ao Brasil, não há motivos para se preocupar com Pikachus consumindo largura de banda da sua rede corporativa. Por outro lado, se você planeja jogar com um plano de dados limitado no seu celular, é possível minimizar o uso sem precisar ficar pendurado na rede da empresa – caso as operadoras nacionais não liberem o tráfego.

Portanto, quem estava à espera do Pokémon Go no Brasil pode ficar tranquilo. Você poderá caçar as tartarugas Squirtles tranquilamente na hora do almoço. Mas fique atento e lembre-se que caçar Pokémons enquanto dirige pode ser bastante perigoso.