Em um mercado como o brasileiro, onde a maioria dos smartphones são modelos Android de entrada, com pouca memória e baixo poder de processamento de dados, muitos usuários instalam aplicativos que prometem melhorar a performance dos seus terminais, gerenciando, por exemplo, o consumo de bateria e otimizando o armazenamento de arquivos. A mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil mediu pela primeira vez o uso de tais aplicativos: 42% dos internautas brasileiros afirmam ter algum app do gênero instalado em seus smartphones. Os apps de otimização de performance mais populares no País são Clean Master, CCleaner, PSafe/DFNDR e Avast, de acordo com a mesma pesquisa.

Não foi verificada nenhuma diferença relevante na adoção desse tipo de utilitário na análise por classe social, região do País ou tipo de plano (pós ou pré-pago). Por faixa etária, nota-se uma incidência um pouco maior no grupo entre 30 e 49 anos (45%).

Cabe destacar que essa categoria por vezes se confunde com aquela de segurança, pois muitos apps oferecem ferramentas dos dois tipos, como o Psafe/DFNDR e o Avast. Quando perguntados se têm aplicativos de segurança instalados, 52% dos usuários brasileiros declaram que “sim”. Neste caso, os líderes são Avast, Psafe/DFNDR, AVG e CM Security.

O relatório completo da pesquisa pode ser baixado de graça no site www.panoramamobiletime.com.br.