Eduardo Henrique, do Movile

Shows oferecem uma oportunidade única de aproximação do seu artista, banda ou comediante favoritos. No entanto, os altos custos, as longas filas e a necessidade de monitorar lançamentos para conseguir um ingresso, especialmente se for de uma celebridade famosa, são fatos que contribuem para tornar o processo de compra muito menos agradável.

Felizmente, os marketplaces online excluem a necessidade de acampar em dias de chuva, aguardar em longas filas e ter que tirar um tempo do trabalho para conseguir os melhores lugares ou mesmo um assento! Tudo o que você precisa fazer é logar na sua conta pelo celular e comprar ingressos sem aborrecimentos. Mesmo em comparação ao processo de compra no computador – com o advento da geolocalização e notificações via push com sugestões específicas, e a possibilidade de armazenar os ingressos em seu dispositivo móvel – comprar ingressos pelo celular se tornou uma experiência ainda mais otimizada, conveniente e rápida.

Mercado super promissor

Comprar ingressos online é o resultado inevitável da crescente popularidade das compras mobile, bem como o aumento do interesse em shows e outros eventos presenciais. O Harris Poll descobriu que as pessoas agora estão gastando 70% mais em experiências do que em bens materiais. A tendência é ainda maior entre os millennials, que compartilham grande parte de suas vidas nas mídias sociais. De acordo com a pesquisa, 72% deste público também prefere gastar dinheiro em atividades como shows do que na compra de roupas e outros bens. Enquanto os fãs de música têm mais oportunidades do que nunca de ouvirem suas músicas favoritas, a sensação de um show ao vivo ainda é atrativa. Ir para um show é uma chance de se conectar mais aos artistas populares, além de se sentir parte de uma comunidade maior de fãs com interesses semelhantes.

Em um mundo em que passamos tanto tempo online, eventos presenciais que oferecem emoções únicas, que nunca poderão ser revividas, assumiram um valor significativo. Os festivais também têm sido extremamente populares, especialmente entre os millennials, reforçando a atração não apenas de ver um artista, mas também de participar de uma experiência completa. Não é de se estranhar que os ingressos para shows têm previsão de superar as vendas de álbuns de duas grandes gravadoras.

Plataformas online de compras de eventos

A música também se tornou mais global. Grandes empresas organizadoras de shows se utilizam das plataformas de venda de ingressos online. No passado, os eventos musicais tinham locais de apresentação limitados, mas com o acesso imediato a novas músicas, os artistas estão indo para lugares que raramente visitavam, ou até mesmo nunca visitaram, com maior frequência, incluindo a América Latina. Além de proporcionar um acesso mais amplo aos artistas, as gigantes do entretenimento preveem que os espectadores terão uma experiência quase sem interrupções, onde a emissão de bilhetes, a entrada e até a compra de comida se realizarão quase sem esforço.

Dado todas as formas em que o comportamento do consumidor mudou devido à inovação tecnológica, não é de admirar que as plataformas online para compra de ingressos tenham se tornado vitais para qualquer evento, por menor que seja. Algumas empresas cresceram tanto que se tornaram as principais concorrentes das já consolidadas. Eles devem sua popularidade, em parte, à sua capacidade de aproveitar as ferramentas das redes sociais, permitindo fácil compartilhamento através das redes sociais.

O futuro

É claro que os vendedores de ingressos online para grandes artistas, eventos esportivos e festivais já se apoderaram do mercado e continuarão sendo mais inovadores e globais. Mas, como podemos ver com os players atuais, ainda existem muitas oportunidades para as plataformas oferecerem uma maneira de se conectar com os públicos para eventos locais e regionais de pequeno e médio portes. Com tantos consumidores com vontade de viver ainda mais experiências, essas oportunidades viverão um crescimento exponencial.

Outro efeito colateral do crescimento das plataformas de emissão de ingressos é o potencial para introduzir e integrar outros apps e oportunidades de marketing. Os consumidores estão sempre procurando facilidade e conveniência, e quanto mais integrados estiverem os diferentes aplicativos e serviços, mais oportunidades surgirão para aproveitar esse mercado. Esta é uma tendência que estamos vendo em toda a tecnologia móvel e não será nenhuma surpresa se os aplicativos de ingressos abraçarem esta integração para oferecerem vários serviços também.