Os usuários de smartphone no mundo consomem em média 60% das suas franquias de dados mensais, revela levantamento realizado pela Ericsson com 14 mil pessoas de 14 países, incluindo o Brasil. Na média, os planos contratados são de 6,6 GB/mês, mas somente 4 GB são efetivamente usados, sobrando outros 2,6 GB. Em um ano inteiro, 31 GB deixam de ser usados, em média, por usuário.

No Brasil especificamente a franquia média é de 5 GB/mês e o usuário deixa de consumir pouco menos de 1 GB por mês. Dentre os mercados pesquisados, Alemanha, China, Inglaterra, Irlanda e França são os únicos em que os usuários consomem em média menos de 50% dos seus planos de dados.

De acordo com o mesmo relatório, os usuários desejam poder guardar o que sobra da franquia para usar no futuro; ou ter o direito de trocar por benefícios; ou compartilhar com amigos e parentes.

Ainda segundo o relatório, apenas três em cada dez usuários de smartphone estão satisfeitos com a simplicidade e a transparência dos planos de banda larga móvel de suas operadoras. Ao mesmo tempo, a maioria gostaria de ter acesso a planos personalizados, que levem em conta seus hábitos de consumo de dados. Muitos desejam, por exemplo, ter uma franquia ilimitada, ainda que para alguns serviços específicos, como streaming de vídeo ou de música, de maneira a evitar surpresas nas contas.

Expectativas para o 5G

A Ericsson também averiguou qual a principal expectativa dos consumidores em relação à quinta geração de telefonia celular (5G). 26% esperam do 5G velocidades muito maiores que aquelas no 3G ou 4G; 13%, velocidades maiores que aquelas das redes Wi-Fi; 13%, cobertura melhor tanto em ambientes abertos quanto em fechados; 13%, preços mais baixos para tráfego de dados; 10%, mais estabilidade de rede; 6%, mais segurança na privacidade dos dados; 5%, maior tempo de duração de bateria dos aparelhos; 4%, menos latência; 4%, streaming de vídeos de 4K e 8K; 4%, garantia de qualidade da experiência; 2%, conexão para todos os aparelhos eletrônicos em casa.