Durante a NRF 2018 Retail’s Big Show, evento internacional voltado para o varejo, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de janeiro, a Visa anunciou o início de dois projetos piloto de seu cartão de pagamento EMV (siglas para Europay, MasterCard e Visa) com dupla interface, ou seja, com chip e contactless, e com leitor de impressão digital integrado. Os testes acontecem em parceria com os bancos Mountain America Credit Union e Bank of Cyprus.

A ideia é que os pilotos avaliem a eficiência do reconhecimento da impressão digital como alternativa ao código PIN ou assinatura para autenticar a identidade do portadores do cartão. Ambos os projetos estão sendo gerenciados pelo programa Visa Ready for Biometrics, uma nova vertical da empresa que contribui para a crescente demanda por soluções de autenticação biométrica.

Funcionamento

O dono do cartão coloca o dedo num sensor para que a máquina possa comparar sua impressão digital previamente cadastrada e armazenada no cartão. Uma luz verde e uma vermelha integrada ao cartão indicam se o resultado da comparação foi positivo ou negativo.

O piloto do Mountain America Credit Union utiliza tecnologia da Fingerprint Cards e Kona-I, já o do Bank of Cyprus utiliza tecnologia da Gemalto.