Voxy é um curso de inglês on-line criado há pouco mais de três anos nos EUA e que conta hoje com 2 milhões de usuários cadastrados no mundo, entre pagantes e aqueles que experimentam um período de teste. Disponível via site ou aplicativos móveis para Android e iOS, atualmente 43% dos acessos ao Voxy provêm de smartphones e tablets. A proporção é a seguinte: desktop (57%); aplicativos nativos, em smartphone ou tablet (28%); acesso ao site via smartphone (10%); acesso ao site por tablet (5%).

A intensa utilização em dispositivos móveis está relacionada à estrutura do curso, cujo conteúdo pode ser consumido por meio de sessões curtas, a qualquer hora ou local pelo estudante. O conteúdo é totalmente personalizado, de acordo com o nível de proficiência em inglês, objetivos e interesses do aluno. A partir de conteúdo real provido por agências de notícias e adaptado para fins didáticos por uma equipe acadêmica nos EUA, a plataforma elabora automaticamente as lições personalizadas para cada estudante. Dois alunos podem estar no mesmo nível mas terem dificuldades e interesses diferentes, que faria com que o curso fosse completamente distinto para cada um deles, explica André Almeida, country manager da Voxy no Brasil.

As lições incluem leitura de textos, seguida de perguntas sobre a compreensão do conteúdo e vocabulário, além de exercícios de audição. É possível marcar vídeo-aulas particulares ou em grupo via Hangouts com tutores nativos espalhados pelo mundo. Para iPhone, o app consegue prover lições com base nas letras de músicas gravadas na memória do aparelho. Em breve será adicionada à plataforma uma funcionalidade de reconhecimento de voz, o que permitirá avaliar a pronúncia dos estudantes.

A empresa oferece sete dias de experimentação gratuita. Depois disso, o curso custa R$ 66,21 por mês (ou R$ 44,13, em uma promoção nesta semana), com pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário.

Brasil

A Voxy não divulga qual é hoje a proporção de estudantes pagantes e gratuitos na sua base de 2 milhões de cadastrados, mas informa que sua meta é conquistar pelo 100 mil alunos pagantes somente no Brasil até dezembro. O País é seu maior mercado, afirma Almeida. A Voxy montou uma operação local e conseguiu fechar parcerias no mercado corporativo. O curso de inglês on-line vendido pelo portal terra, por exemplo, é fornecido pela Voxy. E o app 99Taxi está oferecendo o curso para os taxistas.

"Hoje, Brasil e China são os dois principais mercados consumidores de cursos de inglês online pago do mundo", comenta o executivo. A Voxy pretende abrir escritório em mais um mercado emergente este ano, mas ainda não definiu qual.

Segundo Almeida, entre as razões para alguém preferir um curso online em vez de um presencial está o fato de haver tutores nativos, o que nem sempre é oferecido pelos cursos presenciais. Outra vantagem é a flexibilidade de se poder consumir o conteúdo de qualquer lugar ou a qualquer hora. E, por fim, no caso do Voxy, há a vantagem da personalização do curso. A maior procura é por parte de alunos de nível básico e intermediário.