O Brasil agora é o segundo país que gera mais downloads na Google Play, loja de aplicativos móveis do Google, perdendo apenas para os EUA. O resultado diz respeito aos números mundiais do primeiro trimestre deste ano, compilados pela AppAnnie, empresa que monitora as métricas das principais lojas de aplicativos móveis do mundo. No quarto trimestre do ano passado, o Brasil estava em terceiro lugar. O País roubou a segunda posição da Coreia do Sul, que caiu para a quarta colocação. A Rússia também subiu, passando da quinta para o terceira posição. O ranking referente ao período de janeiro a março ficou assim: EUA, Brasil, Rússia, Coreia do Sul e Índia. A AppAnnie considera que os BRIC são as potências emergentes no mundo dos apps móveis. A empresa destaca também o crescimento do Android registrado no México e na Turquia.

No ranking de receita gerada com apps móveis no primeiro trimestre na Google Play, porém, as economias emergentes desaparecem. Os cinco principais mercados são Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha e Reino Unido, nesta ordem. A única mudança em relação ao quarto trimestre foi a troca de posições entre EUA e Coreia do Sul.

iOS

Na App Store da Apple, o emergente que chama mais a atenção é a China, que ocupa a segunda posição no ranking de downloads e a terceira em receita. Na loja do iPhone o Brasil não aparece entre os cinco maiores mercados. O ranking dos países que mais geraram downloads na App Store no primeiro trimestre, em ordem decrescente, é: EUA, China, Japão, Reino Unido e Rússia. Em termos de receita, a lista é composta por EUA, Japão, China, Reino Unido e Austrália.

Em quantidade de downloads, a Google Play superou a App Store em 45% no primeiro trimestre. Porém, em receita, a loja da Apple gerou um faturamento 85% maior que o da sua rival do Google. App Annie ressalta, contudo, que a Google Play vem diminuindo essa diferença trimestre a trimestre.