A Navita e a CA Technologies firmaram parceria para a venda das soluções de mobilidade corporativa. Pelo acordo, a Navita revenderá portfólio da CA nesse segmento, que inclui soluções de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), de aplicativos móveis (MAM), de conteúdo móvel (MCM) e de email (MEM).

"A parceria surgiu em função de uma demanda do mercado por soluções de gerenciamento de mobilidade corporativa, que vai muito além do MDM", explica Fernando Ferreira, estrategista de soluções de mobilidade da CA. "E a Navita agrega a parte de consultoria. Muitas empresas estão no começo da sua curva de aprendizado em mobilidade corporativa e demandam apoio para estabelecer sua estratégia", complementa o executivo.

Embora a gestão de dispositivos móveis ainda seja algo relativamente novo no mercado brasileiro, a CA notou que as empresas que atuam no Brasil estão dispostas a dar um passo além e incluir também a gestão de aplicativos, conteúdos e emails trocados pelos smartphones e tablets de seus funcionários. "Os colaboradores de uma empresa não trazem apenas seus dispositivos, mas seus próprios apps, o que torna obrigatório criar políticas de acesso e gerenciamento desses aplicativos", recomenda Ferreira.

A solução de MAM da CA permite definir quem pode acessar quais aplicativos, em que locais e em quais horas. Pode-se, por exemplo, definir que um app de força de vendas só seja acessível no horário de trabalho. Também é possível bloquear o uso de aplicativos de entretenimento dentro do escritório, mas é preciso tomar cuidado para que políticas demasiadamente restritivas não irritem os empregados, alerta o executivo.

No caso da solução de gerenciamento de email móvel, é possível definir quais emails e anexos podem ser encaminhados, copiados ou editados, mesmo quando enviados para contas de email particulares, como Gmail. Isso é especialmente útil para evitar o vazamento de propostas comerciais. A solução de gerenciamento de conteúdo (MCM), por fim, define as regras para transferência de arquivos a partir de e para dispositivos móveis.