Smartphones17/05/2017 às 16h17

Android chega a 2 bilhões de aparelhos ativos por mês no mundo

Da Redação

O sistema operacional Android chegou à marca de 2 bilhões de aparelhos ativos por mês no mundo, informou o CEO do Google, Sundar Pichai, durante o Google I/O, a conferência anual da empresa para desenvolvedores, nesta quarta-feira, 17. O número inclui smartphones, smartwatches ou quaisquer outros dispositivos conectados que tenham a plataforma móvel do Google.

Além disso, pelo menos seis aplicativos da companhia já ultrapassaram a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais (MAUs): Google Search, Gmail, YouTube, PlayStore, Maps e Chrome. O Google Drive está com 800 milhões de MAUs e o Google Photos, com 500 milhões. Aliás, a empresa informou que diariamente 1,2 bilhão de fotos são salvas no Google Photos.

Android O

O Android O, nova versão do sistema operacional, será lançado no fim do ano. Entre as novidades, ele terá um sistema inteligente para copiar e colar texto; uma ferramenta para melhorar o manuseio de vários apps abertos simultaneamente; e melhorias para os desenvolvedores criarem apps mais rápidos e que consomem menos bateria.

Google Play Protect

A empresa anunciou o lançamento do Google Play Protect, uma solução de segurança que virá embarcada em todos os aparelhos Android que tenham a Google Play instalada. A ferramenta remove do smartphone qualquer app suspeito de ser malicioso. A identificação é feita a partir da análise de mais de 50 bilhões de apps diariamente, com técnicas de aprendizado de máquina. A solução de monitoramento remoto de aparelhos perdidos do Android, a "Find my device", passa a ser incorporada dentro da solução Play Protect.