A MediaTek incrementou seu portfólio de chipsets para dispositivos móveis nesta terça-feira, 17, com o processador Helio A22. Baseado em uma tecnologia de 12 nanômetros, o chip é destinado para smartphones e tablets da classe de preço intermediária.

Chama a atenção que o A22 também passa a ter suporte a frameworks de inteligência artificial (IA), como o Google Android Neural Network API, além de possuir acesso às extensões do kit de desenvolvedor NeuroPilot e outras aplicações de IA feitas por terceiros.

Do lado da conectividade, o chipset suporta velocidades em cat-4 (16 mbps) e cat-7 (10 gbps), além de incluir duas entradas para chip SIM 4G, VoLTE e ViLTE.

Em seu hardware, o A22 pode utilizar LPDDR3 e LPDDR4, câmera dupla traseira de 13+8 MP ou única de 21 MP, além de tela com borda infinita na proporção 20:9 (atualmente as proporções nos smartphones variam em 18:9 e 18,5:9).

Disponibilidade

A solução já está disponível para as fabricantes adicionarem em seus smartphones. A primeira empresa que confirmou a adoção do chip em seu próprio handset é a Xiaomi. A companhia chinesa lançará em breve o Redmi 6A com o A22. Vale lembrar, a Xiaomi não lança celular no Brasil desde sua retirada do País, em 2015.