Há várias opções de apps para a gestão de gastos pessoais na Google Play e na App Store. Para se diferenciar, o bkper (Android, iOS, Windows Phone), criado por uma start-up homônima de Minas Gerais, procura ser simples e realizar uma classificação automática dos dados a partir do histórico de uso e da localização dos gastos. O app foi desenhado para o lançamento rápido de despesas, com dois campos: valor e descrição. A localização é pega automaticamente pelo GPS. Quando outros gastos são feitos no mesmo local e no mesmo horário, o sistema sugere a mesma descrição. "O diferencial é a inteligência por trás do bkper. Ele aprende a completar os registros", diz Jacob van den Berg, CCO do bkper

Pela web, o usuário faz o acompanhamento do livro de registros e gera gráficos. O bkper está todo integrado com aplicações do Google, para facilitar a exportação dos dados dentro do Google Sheets, Google Docs e Google Forms, por exemplo. As informações são salvas nos servidores do Google. O bkper é gratuito e está disponível em várias línguas, como Português, Espanhol, Inglês, Francês, Russo e Holandês.

PMEs

Há apenas uma feature paga, que é voltada para empresas. Trata-se da oferta de criação de um livro de registros de gastos para um grupo de pessoas, onde há um administrador, com autorização de acesso a todos os dados, enquanto os demais podem apenas inserir seus próprios gastos. Essa funcionalidade custa US$ 5 por usuário ativo por mês. O pagamento é feito via boleto bancário ou PayPal. Em breve será adicionada a opção de cartão de crédito no site.