A DHL Global Forwarding, empresa especializada em fretes aéreos e marítimos, está em processo de escolha de um fornecedor de soluções de telemetria para suas operações no Brasil. Sua proposta é ter a solução implementada no primeiro trimestre de 2014, de forma a conseguir monitorar não apenas a localização das cargas transportadas, mas também as suas condições, como a temperatura do ambiente, o que é fundamental no transporte de medicamentos, por exemplo. Esse acompanhamento já é feito pela DHL em outros mercados, como o europeu e o norte-americano. "Não é apenas pela segurança, mas também para medir a eficiência das entregas", explica o CIO da DHL, Ricardo Bartra. Inicialmente a solução será adotada apenas para o transporte de cargas, não para pacotes ou encomendas pequenas de pessoas físicas.

App

Recentemente, a DHL lançou um aplicativo móvel para Android, iOS e Blackberry que permite o rastreamento das entregas pelo cliente final. Ele funciona tanto para cargas de empresas quanto para pacotes de pequeno porte. O app informa em que estágio se encontra a entrega: se já passou por determinado check point etc. Não é fornecida a localização precisa e em tempo real sobre um mapa. "Isso é mais complexo. Porém, está dentro da nossa visão de futuro", diz Bartra. O aplicativo foi desenvolvido internamente.

A DHL está presente em 220 países e tem 475 mil funcionários. A empresa pertence ao grupo alemão Deustche Post DHL, que registrou 55 bilhões de euros em receita no ano passado.