Com a suspensão do WhatsApp por 48 horas em detrimento de uma ação judicial, outros aplicativos começam a se tornar opção para os usuários de aplicativos de mensagens instantâneas. O MOBILE TIME entrou em contato com quatro empresas que disponibilizam serviços similares para apresentarem como estão seus acesso e tráfego de rede nesta quinta-feira, 17. Confira:

– Skype (Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry): O principal app de conversação da Microsoft está com funcionamento normal hoje. Eles não souberam informar se o volume de dados aumentou nas últimas 12 horas.

– ICQ (Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry): Em operação no Brasil desde 1996, o ICQ informou um crescimento de três vezes em seu tráfego no Brasil e a quantidade de usuários que usam o serviço aumentou quatro vezes no período.

– Viber (Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry): Um dos principais rivais do WhatsApp no Brasil, o app Viber revelou que a quantidade de mensagens enviadas dentro de seu aplicativo teve um aumento de 2000% nas últimas 12 horas. De acordo com o diretor geral do Viber no Brasil, Luiz Felipe Barros, o aplicativo está preparado para suprir uma demanda repentina.

– Telegram (Android, iOS, Windows Phone e Firefox OS): Outro rival do WhatsApp, o Telegram publicou em seu perfil no Twitter que a quantidade de usuários em seu aplicativo subiu para mais 1,5 milhão. Como resultado, o serviço de confirmação da conta por SMS e de importação de contas tiveram falhas e oscilações.

Facebook foi procurado para dar um parecer sobre o Messenger. A assessoria de imprensa da rede social informou não ter informações para compartilhar sobre o tráfego de rede e crescimento do Messenger após a suspensão do Whats Apps.

Informações sobre os dados de usuários, tráfego e funcionamento do Hangout (Android e iOS) do Google também foram solicitados. Mas a empresa não abre dados sobre produtos. No entanto, eles explicam que o app funciona normalmente.

Nota-se que, embora o desembargador Xavier de Souza tenha pedido o cancelamento da liminar original que bloqueava o uso do WhatsApp no Brasil, cabe ao usuário aguardar os trâmites legais e técnicos até o aplicativo voltar ao normal.

Atualização

Mesmo com o WhatsApp voltando à normalidade no começo da tarde de hoje, o ICQ informou que o número de usuários continua subindo. De acordo com a assessoria de empresa, o número de downloads agora é quase "50 vezes mais" em relação a um dia normal. Há também um crescimento significativo no número de chamadas de vídeo, agora em 20 vezes.