O ano de 2017 foi marcado por um crescimento da base pós-paga no Brasil e redução da pré-paga: a proporção entre as duas, que já foi de quase 20%-80% no passado, agora está em 35%-65%, respectivamente. Isso se refletiu também nas buscas feitas pelos consumidores no Google. A empresa de Internet divulgou um balanço sobre buscas relacionadas a serviços de telecomunicações no Brasil ao longo de 2017 em comparação com 2016: houve um aumento de 64% nas pesquisas sobre planos do tipo controle (que é considerado um pós-pago) e de 62% naquelas sobre planos pós-pagos em geral. Enquanto isso, as buscas por planos pré-pagos cresceram apenas 22%.

Segundo o Google, a marca TIM foi aquela que teve maior crescimento em buscas no segmento móvel em 2017, com destaque para o serviço TIM Black, que proporcionou um incremento de 156% nas pesquisas por planos pós-pagos da operadora. No plano controle, houve crescimento de 115% nas buscas com a marca TIM, informa o Google.

A empresa de Internet revelou também que houve um aumento de 68% nas pesquisas sobre serviços de valor adicionado (SVAs) em geral, como TIM Music, Claro Video, Vivo Kantoo e Oi Pontos. E as buscas por canais digitais de relacionamento das teles, como Minha Oi, Meu TIM, Meu Vivo e Minha Claro, por sua vez, cresceram 50%.