Existem 260 mil páginas no Facebook de pequenas e médias empresas brasileiras. Essa base que cresce rapidamente, a uma taxa de 23% ao mês. Desse total, apenas 5% possuem site na web e 0,5%, um site móvel. É de olho nesse mercado que entrou em operação esta semana a versão brasileira da Joopp, uma plataforma holandesa que transforma fan pages do Facebook em sites móveis ou em sites web responsivos em um processo automático que leva menos de um minuto. Além da facilidade de adaptação, a Joopp tem um preço que cabe no orçamento de pequenas empresas: sua mensalidade no pacote anual custa R$ 17,90 para site móvel ou R$ 21,90, para um site web responsivo.

"A ideia é democratizar a presença digital entre pequenas e médias empresas", diz Marcio Chaer, CEO da operação latino-americana da Joopp. Sua meta é chegar ao fim de 2014 com 10 mil assinantes do serviço.

A contratação do serviço e a criação do site móvel são feitas pela web, através da página da Joopp. MOBILE TIME testou rapidamente a ferramenta e, de fato, a exportação acontece em questão de segundos. A plataforma oferece também a intermediação para o registro do domínio do site, sem cobrar uma taxa extra por isso. Se não quiser gastar com um domínio próprio, o cliente pode usar uma extensão de joop.com.

A plataforma de aplica a qualquer fan page do Facebook. A Joopp fornece um guia com algumas recomendações para melhorar o resultado. Um ponto importante: qualquer alteração na página do Facebook é realizada automaticamente no site móvel ou no site responsivo com um atraso máximo de dois minutos, garante Chaer. A plataforma fornece relatórios com estatísticas de acessos aos administradores das páginas.

As vendas poderão acontecer diretamente pelo site, em um modelo self-service para o cliente, ou através da 49 Networks, uma empresa de marketing de rede fundada por Chaer e que deve entrar em operação no meio do ano. Além disso, o executivo estuda a possibilidade de oferecer a plataforma no modelo de white label para operadoras móveis brasileiras.

Venture capital

Chaer é ex-diretor executivo da MMA e ex-diretor de aceleração de publicidade na América Latina da Telefônica Vivo. Quando deixou a operadora, montou a 49 Booster, uma espécie de aceleradora de start-ups que não apenas investe (no limite de 49% de participação, o que deu origem ao nome), mas participa como co-gestora dos projetos. Foi como investidor que Chaer descobriu a Joopp, em uma viagem à Europa. Ele conta que, no mesmo dia em que foi apresentado à plataforma, fechou a parceria para levá-la à América Latina. E agora negocia estender seu contrato de distribuição para EUA e Ásia.

Tela Viva Móvel

Como sócio-diretor da 49 Booster, Chaer vai participar do painel "Start-ups móveis: a nova corrida pelo ouro", que acontecerá no dia 21 de maio, entre 9h e 10h30, durante o 13º Tela Viva Móvel, no World Trade Center, em São Paulo. Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08007715028 ou pelo email [email protected]/mt2018