Segurança18/05/2017 às 18h23

100 mil pessoas caíram em novo golpe do WhatsApp, revela PSafe

Da Redação

Mais de 100 mil pessoas clicaram em um link do novo golpe que promete R$ 500 de vale-presente nas Lojas Pernambucanas via WhatsApp. De acordo com a PSafe, a operação fraudulenta está ocorrendo há dois dias e tem como mecanismo social o Dia das Mães.

Na ação criminosa dos hackers, as vítimas recebem mensagens de conhecidos ou membrom de um grupo convidando a clicar no falso anúncio que convida a pessoa a comprar um produto até o dia 20 de maio para sua mãe com o suposto voucher. Contudo, o usuário é direcionado para um site malicioso para se cadastrar ou baixar um app que pode deixar seu smartphone vulnerável a ataques ou a prejuízo financeiro.

Com prevenção, a empresa de segurança e performance mobile indica que usuários de handsets devem ter antivírus com proteção antiphishing, além de ter prudência na navegação na Internet – como desconfiar de promoções fora do comum enviadas por mensagens e checar com os canais oficiais sua veracidade –, ter seu sistema operacional atualizado e baixar apps apenas nas lojas oficiais, como a Google Play.