Inteligência artificial18/05/2017 às 17h25

16 empresas criam associação para discutir inteligência artificial no Brasil

Da Redação

Companhias que trabalham com inteligência artificial criaram nesta semana uma entidade representativa para o setor, a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA). A nova instituição é presidida por Yan Di, country manager da Baidu, e formada por 16 start-ups e empresas consolidadas no mercado de tecnologia nacional.

Vale lembrar que Yan Di também é presidente de outra entidade que representa companhias de tecnologia no Brasil, a Associação Brasileira de O2O (ABO2O). Esta organização tem entre suas defesas uma nova regulação para a cobrança de impostos para empresas do gênero e a discussão das regras de funcionamento dos apps de transportes individuais (Uber, 99, Easy e Cabify).

Entre as primeiras atividades da ABRIA estão um mapa do setor de inteligência artificial no País, identificar start-ups em crescimento, empresa internacionais em ação no Brasil e projetos em estudo pela academia. Confira a lista com as 16 empresas:

Empresa

Atuação

1 - Baidu

Multinacional; líder global em inteligência artificial

2 - Nuveo

Empresa brasileira; automatiza coleta e análise de dados

3 - MeCasei

Pesquisa de preços e organização de eventos por AI

4 - Dataholics

Análise de risco de crédito e segmentação para marketing

5 - Nexus Edge

IA proprietária para publicidade

6 - Directtalk

Processamento em linguagem natural

7 - Hekima

Solução de Big Data e Inteligência Artificial

8 - Neurologic

Pesquisas de mercado e análises de dados

9 - Horizonfour

Análise de dados para ações de marketing

10 - Mvisia

Máquinas de visão para seleção de produtos no meio agrícola

11 - Allgoo

Análise de dados para o mercado de investimentos

12 - Docbot

Plataforma de assistentes virtuais (BOTS) de saúde e bem-estar

13 - Intexfy

Aplicações de inteligência artificial para vendas

14 - Nama

Chatbots que compreendem a linguagem humana

15 - Fhinck

AI para aumentar a produtividade das operações de suporte e backoffice

16 - Geofusion

Location analytics para decisões de negócio