O aplicativo de saúde Vibe-Viva Bem (Android, iOS) entra em uma nova fase a partir da próximo segunda-feira, 21. Com o novo formato, o app que tem como público-alvo empresas e operadoras de saúde que queiram melhorar a saúde de seus usuários, espera chegar a 50 mil usuários até o final do ano.

“Estamos bem animados em 2018. Nós vamos começar uma parceria (em teste) com um hospital de São Paulo. E depois vamos fazer um aplicativo white label para eles. Estamos com IBM e Accenture como possíveis clientes no pipeline. Queremos chegar a 50 mil vidas até o final do ano”, disse Ricardo Joseph, sócio-fundador da startup. “Apenas a corretora Grupo Case, que temos uma parceria, ela tem mais de 100 mil vidas com uma única empresa”.

O app, lançado em 2017 com funções de acompanhamento de atividades físicas, prontuário eletrônico e conexão com wearables (via Google Fit e Heath Kit da Apple) passa a ter uma moeda própria, o Vibecoin. Com o dinheiro virtual, que pode ser comprado via loja de apps, um usuário pode agendar e ser atendido por profissionais via app. Entre essas consultas estão atendimentos com coaches (bem-estar, nutrição, finanças, etc.), médicos e psicólogos, além de comprar áudios para meditação. “O Vibecoin vai entrar na semana que vem. É por compra in-app no Google Play e iOS. A pessoa cria uma conta e, de partida, ganha 10 moedas. Ela pode comprar kits com 50, 100 e 150 moedas. A moeda é 1 para R$ 1”, explica Joseph.

Atualmente com 10 mil usuários em sua base, sendo que 10% deles são ativos (DAUs e MAUs), o empreendedor explica que o desafio de seu app, que tenta dar uma visão holísticas para as empresas com informações populacionais de seus funcionários (sem informar dados únicos) é a usabilidade.

“A nossa visão é ser um one-stop-shop, um aplicativo de fitness holístico, com gestão da saúde para empresa. Os outros apps concorrentes – em comparação ao Vibe –  tem o foco mais na prevenção. Eles não têm o desafio, saúde ocupacional, mas o nosso tem mais e está mais adaptado ao Brasil. No entanto, ainda precisamos melhorar a usabilidade ante os rivais”.

Uma das próximas soluções que a Vibe-Viver Bem planeja para seu app é adicionar um lado de engajamento e interatividade, similar às redes sociais. Para isso, o app terá no futuro acompanhamento de evoluções (caminhar mais, atingir meta, mudar de nível) e grupos de interesse (bike, yoga, etc).

Atualmente, o app tem grupos de meditação com três áudios de degustação, desafios para o dia a dia com pontuação, além de dez indicadores de saúde (Peso/IMC, Atividades Realizadas, Horas de Sono da Noite Anterior, Emoções, Água Ingerida, Pressão/Batimento, Glicose e Colesterol), pedômetro e parceria com outras empresas de saúde (Boa Consulta, Dr. Sintomas, Multifarmas e Tá-Na-Hora).