A Claro Telecom Participações, que representa a Claro, Embratel e Net no mercado brasileiro, apresentou um aumento de 0,8% na receita líquida total no trimestre. Segundo o balanço financeiro divulgado nesta terça, 17, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o total no período foi de R$ 8,93 bilhões. No semestre, a receita foi de R$ 17,80 bilhões, um avanço de 0,22% comparado a igual período de 2017. Os dados incluem resultados da Embratel TVSat e outras empresas, além de relações intragrupo, o que não ocorre na divulgação da controladora mexicana América Móvil.

Considerando os três meses de abril a junho, a receita móvel avançou 1,1%, total de R$ 2,72 bilhões, enquanto no semestre totalizou R$ 5,40 bilhões. O grupo ainda destaca aumento de 3% na receita de serviços pós-pagos na comparação com o primeiro trimestre, impulsionado por planos de voz ilimitada, dados e serviços de valor agregado. A receita de serviços foi de R$ 8,52 bilhões, aumento de 0,5%, enquanto nos seis primeiros meses do ano foi de R$ 16,99 bilhões (a companhia não divulgou as receitas por segmentos em 2017).

A receita de aparelhos aumentou 28% e ficou em R$ 277,7 milhões no trimestre (e R$ 494,7 milhões no semestre), enquanto a interconexão sofreu queda de 20,2% e ficou em R$ 138,2 milhões no trimestre (e R$ 311,5 milhões no semestre).

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA) foi de R$ 2,97 bilhões, avanço de 1,6%. No semestre, houve crescimento de 14,56%, total de R$ 5,90 bilhões. A margem EBITDA aumentou 0,3 ponto percentual e ficou em 33,3% no trimestre.

Fixo

Já o negócio fixo totalizou R$ 5,80 bilhões de receita no trimestre, aumento de 0,3%, e R$ 11,58 bilhões no acumulado dos seis meses. A Claro Part diz que os serviços de longa distância, telefonia fixa local e TV por satélite (DTH), no segundo trimestre, viram uma redução, respectivamente, de 6,6%, 6,3% e 3,6% em suas receitas no comparativo com o trimestre imediatamente anterior – sem esses efeitos, a receita líquida teria avançado 2%, afirma. Por outro lado, a receita de banda larga fixa aumentou em 4,5% em igual comparação. Na ultra banda larga (acima de 34 Mbps), a companhia afirma ter market share de 51%, com 3 milhões de acessos.