A Mastercard será a primeira bandeira de cartão de crédito a testar pagamentos com autenticação através da frequência cardíaca do comprador. A empresa fará parte de um teste-piloto que começará ainda este ano no Canadá com alguns bancos locais. Para isso, será usada a pulseira Nymi, criada pela start-up canadense Bionym. Trata-se de uma pulseira que consegue ler a frequência cardíaca do seu portador e, a partir dela, identificá-lo e autenticá-lo. A realização do teste foi anunciada pelo diretor de plataforma da Bionym, Balaji Gopalan, durante o MEF Global Forum, nesta quarta-feira, 18, em São Francisco, nos EUA.

Na prática, a pulseira funcionará como um cartão sem contato. Para o teste, será criada uma versão especial do acessório, com NFC. Para outras autenticações a pulseira costuma utilizar comunicação através de Bluetooth Low Energy (BLE), tecnologia pouco comum nas máquinas de POS. Por outro lado, o NFC está cada vez mais popular nesses terminais. O Canadá é um dos países com maior penetração de máquinas de POS habilitadas para NFC.

Segundo o diretor da Bionym, a grande vantagem de usar a pulseira em vez de um cartão é que se alguém roubá-la não poderá usá-la para nenhum pagamento, pois só funciona no pulso do seu portador, por conta da identificação da frequência cardíaca.

MOBILE TIME publicou em julho uma entrevista com o CEO da Bionym, Andrew D'Souza. O executivo foi também um dos palestrantes principais da última edição do Forum Mobile+, em São Paulo.