Nos últimos anos vem crescendo gradativamente o tamanho médio da tela dos smartphones vendidos no Brasil. Hoje, a maioria dos aparelhos está na faixa entre 4.5 e 5 polegadas. Mas a participação de modelos maiores, com tela entre 5.1 e 5.5 polegadas continua crescendo: hoje eles respondem por 37% das vendas e a tendência é de que se tornem os mais populares em breve, na opinião de Renato Citrini, gerente sênior de marketing de produtos da Samsung.

Telas acima de 5 polegadas até bem pouco tempo estavam restritas a modelos top de linha, como o Galaxy S6 Edge (5.1 polegadas) ou o iPhone 6S Plus (5.5 polegadas). Agora, porém, esse tamanho está disponível também para aparelhos de gama média, como o Zenfone 2 (5.5 polegadas) e Galaxy On7 (5.5 polegadas). O Moto G, aparelho mais vendido do Brasil, nasceu com 4.5 polegadas em 2013 e subiu para 5 polegadas em 2014, em sua segunda geração. Na versão 2015, sua terceira geração, manteve as 5 polegadas.

Na opinião de Citrini, o tamanho médio do smartphone não deverá crescer muito mais do que isso, senão começa a ficar desconfortável para manusear. Ele acredita que o limite será em torno de 5.7 polegadas. "Seis polegadas já parece grande demais", comentou.