O Google e a Tencent firmaram um acordo de licenciamento cruzado nesta sexta-feira, 19. Para a holding Alphabet, a parceria pode ser uma maneira de expandir os negócios na China, onde muitos produtos Google não podem ser acessados, como a ferramenta de busca, a loja de aplicativos e o serviço de e-mail. De acordo com o site Tech Crunch, a parceria – que permite o uso compartilhado de patentes – trabalhará com uma série de “tecnologias e produtos por um longo período”.

O acordo entre os dois gigantes da Internet mundial é um “ganha-ganha” para as duas empresas. Por um lado, o Google cria mais uma ponte de relacionamento com o governo chinês. Uma vez que sua tecnologia não pode ser usada no país, a empresa de Larry Page e Sergey Brin tem procurado fazer ações locais na China Continental, como o investimento em um centro de inteligência artificial em Xangai.

Por outro lado, a Tencent é o maior portal de serviços da China, com valor de mercado estimado em mais de US$ 500 bilhões, e tem procurado expandir seus horizontes para o ocidente. Para isso, o apoio de patentes do Google pode ser vital. Outro exemplo de avanço ao mercado ocidental foi uma parceria de investimento em troca de ações com o Spotify.

Os valores do acoedo entre Google e Tencent não foram revelados.