A nova versão do Android, a KitKat, traz uma funcionalidade que foi pouco comentada na imprensa mas que tem o potencial de sacudir o mercado de pagamentos móveis e finalmente fazê-lo deslanchar no mundo. Trata-se do Host Card Emulator (HCE), que permite guardar na nuvem o elemento seguro referente a um cartão de crédito associado àquele telefone. Até então, esse elemento seguro precisava ficar gravado no SIMcard ou no hardware do aparelho, o que estava gerando conflitos com teles e fabricantes, pois ambos queriam ter uma participação nesse negócio. Essa era uma das razões para a demora de lançamentos de pagamentos via NFC (Near Field Communucations). Agora, Mastercard e Visa anunciam, apenas alguns dias antes do Mobile World Congress (MWC), que desenvolveram soluções com HCE. Isso permitirá o lançamento de apps de pagamento móvel por NFC de bancos, por exemplo, independentemente de acordos com teles ou fabricantes de smartphones.

Uma das vantagens de ter o elemento seguro guardado na nuvem é que se o telefone for roubado, pode-se rapidamente desvinculá-lo daquele cartão de crédito e associá-lo a um novo aparelho.

A Visa vai apresentar a novidade no MWC, em Barcelona. A empresa fala do assunto em um post em seu blog oficial brasileiro.

Análise

Na prática, o movimento da Visa e da Mastercard puxou o tapete das teles, que demoraram muito para chegar a acordos com os bancos sobre o modelo de negócios. Agora, terão que se contentar com outros serviços de NFC com autenticação hospedada no SIMcard, como aqueles relacionadas a transporte público e acesso a eventos.