Os exercícios com elásticos em sessões de fisioterapia ganharam um aliado tecnológico, o E-lastic, um dispositivo que consegue medir a força do usuário. Os dados são enviados por Bluetooth para um aplicativo (Android, iOS)no smartphone do fisioterapeuta responsável. O produto é uma criação brasileira inventada pela start-up E-sporte.

O E-lastic consegue medir até 50 Kg de força. Os dados coletados são armazenados no app e geram gráficos ao longo do tempo. A ideia é que o produto seja comprado por fisioterapeutas para o uso com seus pacientes, ou então para quem deseja monitorar com mais detalhes o seu desempenho em uma academia. Pelo app é possível acompanhar a evolução da pessoa ao longo do tempo e identificar eventual assimetria de membros do corpo.

O produto foi lançado comercialmente há oito meses e já conta com 1 mil usuários (cada dispositivo pode atender a vários usuários). Seus criadores esperam vender 300 unidades ao fim do primeiro ano de vendas.

Há planos de lançar no futuro um serviço de avaliação dos dados coletados de cada pessoa, diz sua diretora executiva, Fernanda Teles. Será uma forma de gerar receita recorrente para a E-sporte.

O equipamento avulso custa R$ 1.299. O kit com seis elásticos e vários acessórios sai por T$ 1.699. A encomenda pode ser feita pelo site da empresa.