Podcasts19/07/2017 às 20h12

Anchor

Henrique Medeiros

Na última semana, as notícias de demissões em massa no aplicativo de áudio Soundcloud deixou o mundo da tecnologia surpreso. Diversas análises apontam uma possível falência até o final de 2017, algo que pode deixar seu público de artistas independentes e podcasters com um espaço a menos na Internet.

Neste cenário, o aplicativo Anchor (Android, iOS) começa a configurar como alternativa interesante para ouvintes no meio digital. Bem utilizado por britânicos e norte-americanos, o app funciona como um podcast curto de até cinco minutos.

Seu funcionamento é muito simples, a pessoa pode fazer a gravação com o próprio smartphone, igual aos áudios de WhatsApp, por exemplo. Após fazer a gravação, a pessoa escolhe um nome para seu podcast. Entre outras funções de destaques existe a opção de adicionar áudios de ouvintes ao podcast, como perguntas ou comentários, e adicionar sons de passagem para mostrar a mudança de um bloco para outro.

Outra função interessante é a criação de programas com compartilhamento de canções do Apple Music ou Spotify, criando uma espécie de rádio pessoal. O app já funciona com Amazon Alexa e Google Home e em breve terá conexão com carros via Bluetooth. E assim como a maioria dos apps, o Anchor permite compartilhar as postagens nas redes sociais.

Podcasts mais longos no PC

Para os usuários norte-americanos, o Anchor possui a funcionalidade de realização de entrevistas. A pessoa pode ligar para alguém e gravar a conversa para posterior publicação. Neste caso, o aplicativo deixa a gravação ocorrer sem limite de tempo. A equipe do app testou a função com gravação de até 4 horas, mas eles recomendam publicação de áudios de no máximo 30 minutos.

Como não existe a função de ligação para o Brasil, o ideal para quem quiser gerar podcasts e rádios com mais de cinco minutos é a utilização de clipadores, como o One Note. Neste caso, que funciona apenas em PCs, a pessoa deve inserir áudios previamente gravados no site do Anchor. A publicação será dividida em múltiplas partes. Pelo desktop, o aplicativo ainda permite inserir links do YouTube e Soundcloud.

Apoio da comunidade e um pequeno problema

O aplicativo é gratuito e muito intuitivo. Seu uso chega a ser mais simples que Spotify, Google Play Music, Deezer e Apple Music. Ainda chama a atenção o apoio do fórum da comunidade de usuários com dicas de como começar seu podcast ou rádio pessoal do zero, por exemplo. O único problema do Anchor para os usuários brasileiros é o fato de ainda não possuir versão em português.

Sistema operacional: Android e iOS

Preço: Gratuito