Uma das novidades do iOS 8 não é percebida imediatamente pelos usuários finais, mas promete trazer novas experiências a jogos nos dispositivos da Apple: a Metal, uma linguagem de programação que consegue unificar o trabalho em gráficos e em texturização de objetos. A ideia é proporcionar melhorias e efeitos em tempo real nos modelos compatíveis (iPhone 6 Plus, 6 e 5S; e iPad Air e mini de segunda geração). Aproveitando isso, a Gameloft anunciou nesta sexta, 19, que Asphalt 8: Airbone e Modern Combat 5: Blackout, dois dos games que mais exigem graficamente os aparelhos, foram atualizados com a nova tecnologia.

A desenvolvedora já liberou na AppStore os dois aplicativos. Além de melhorias em efeitos de partículas, a atualização do jogo de corrida Asphalt traz ainda novos eventos multiplayer, cinco novos carros e uma nova fase situada em um porta-aviões. Essas novidades de conteúdo também estarão disponíveis "em breve" para a versão para Android e Windows Phone.

Já o Modern Combat traz cinco vezes mais partículas nos gráficos, o que a Gameloft garante que significa ambientes e efeitos climáticos mais detalhados. O game de tiro em primeira pessoa já está na AppStore em sua nova versão.