Há diversas redes sem fio à nossa volta, mas elas são usadas de maneira fragmentada. Por que  precisamos escolher entre o Wi-Fi e o 3G ou 4G para acessar a Internet do nosso smartphone? Por que não mesclar as duas redes para baixar um arquivo mais rapidamente? Ou melhor: que tal juntar a capacidade de download de vários smartphones próximos ao mesmo tempo para fazer um download ou upload em uma velocidade ainda maior? O app VideoBee, criado pela start-up norte-americana Shoelace Wireless, se propõe a fazer exatamente isso com sites de vídeo, como YouTube, Metacafe e NBC.

O VideoBee agrega conexões para acelerar o streaming de vídeos. É mais ou menos como um uso "cooperativo" das redes ao redor, combinando várias bandas simultaneamente, de smartphones diferentes e até de operadoras diferentes, cada um baixando uma parte do conteúdo desejado. E isso é feito apenas com software, sem a necessidade de nenhuma adequação na infraestrutura.

Se o usuário estiver sozinho, pode mesclar o Wi-Fi e a rede móvel, o que já aumenta bastante a velocidade. O modo em grupo por enquanto está limitado a dois smartphones. Ambos precisam ter o app instalado. Eles se conectam via Bluetooth, por meio do VideoBee, e dividem a tarefa de streaming, mesmo que usem redes de operadoras distintas. O vídeo pode ser assistido em um ou nos dois aparelhos. Tecnicamente, nada impede que versões futuras do app agreguem as conexões de mais de dois smartphones simultaneamente. Além disso, seus criadores prometem adicionar outros sites de vídeo em breve.

No momento o VideoBee está disponível apenas para testes. Quem tiver interesse, pode baixá-lo na Google Play e se candidatar no site da Shoelace Wireless a receber um código para o teste. Em breve o app será aberto para todos os usuários.

Modelo de negócios

A solução usada no VideoBee foi fruto de um trabalho de doutorado em ciência da computação na Universidade da Califórnia de dois dos sócios-fundadores da Shoelace Wireless, Anh Le e Lorenzo Keller. Eles pretendem monetizar a solução por meio do licenciamento de uso de um SDK (software development kit) que permitirá a sua adoção em outros apps, explicou Le por email a MOBILE TIME. Os criadores do VideoBee apostam no interesse de operadoras móveis, que poderiam mesclar suas redes Wi-Fi e 3G/4G, e no interesse de provedores de conteúdo, para melhorar o streaming e permitir a visualização de vídeos em resolução mais alta.