Bots20/03/2017 às 20h43

Bot do Esporte Interativo registra 74 mil usuários por dia

Fernando Paiva

O chatbot do Esporte Interativo no Facebook Messenger tem registrado em média 74 mil usuários diariamente, revelou o coordenador de mídias digitais da empresa, Felipe Tebet, durante palestra no seminário Bots Experience Day, nesta segunda-feira, 20, em São Paulo. Atualmente o bot oferece canais de conteúdo do Barcelona, Real Madri e dos times da Copa do Nordeste. Em maio adicionará também os clubes da primeira divisão do campeonato brasileiro.

A versão atual é a segunda tentativa da empresa com chatbots. A primeira, no ano passado, incentivava a livre conversa com os usuários, mas não estava devidamente preparada para tal. Isso fez com que fosse substituída por uma nova versão na qual a interação se dá mais através de botões, com opções pré-definidas. De todo modo, o usuário ainda pode escrever, se quiser. Tebet relata que as mensagens mais comuns enviadas são "kk" e "kkk", que significam risos, na linguagem usada em bate-papos online. "Descobrimos que temos um chatbot de humor", brincou.

Além da adição de novos clubes, o Esporte Interativo vai criar um jogo dentro do bot para estimular os usuários a acessarem outras interfaces digitais do grupo. Para o futuro, Tebet projeta que um dia será possível ver um jogo ao vivo dentro da janela de bate-papo e pagar por esse acesso sob demanda. "O Esporte Interativo foi o primeiro grupo a transmitir um jogo de futebol no Facebook, em 2011: foi uma partida entre Barcelona e Real Madri pela Copa do Rei. Estamos prontos para atingir novos marcos", disse o executivo.