Bots20/03/2017 às 20h38

Chatbot da Sage será aberto ao público em geral em junho

Fernando Paiva

O chatbot da Sage, conhecido como Pegg, está por enquanto em fase de testes beta com 300 clientes da empresa no Brasil. Através dele, é possível emitir notas fiscais de maneira automatizada, informando apenas o nome do cliente, o valor e o serviço prestado. Em junho, o chatbot será liberado para toda base de usuários do Sage One, seu software de emissão de notas fiscais para pequenas e médias empresas, informou David Pereira, vice-presidente de product engineering da Sage no Brasil.

"O lançamento foi supercontrolado porque se trata de um bot transacional, que emite um documento fiscal", explica Pereira, para justificar o cuidado inicial. "A ideia da nossa solução é ocultar a complexidade por trás da contabilidade. Atendemos pessoas que mal sabem usar um mouse ou o computador. É este o público que queremos ajudar com o bot", relata.

Um próximo passo no desenvolvimento de Pegg será aceitar comandos de voz, de maneira que os usuários possam emitir uma nota fiscal sem usar as mãos, apenas ditando os dados.

Pereira participou do Bots Experience Day, seminário organizado por Mobile Time, nesta segunda-feira, 20, em São Paulo.