Bots20/03/2017 às 20h40

Gol experimenta bots em diferentes interfaces e prepara atendimento pelo Messenger

Fernando Paiva

A Gol é, sem dúvida, uma das empresas brasileiras que mais está experimentando as diferentes possibilidades de interações com chatbots, em variadas interfaces. Durante o seminário Bots Experience Day, nesta segunda-feira, 20, em São Paulo, foram apresentados três cases distintos envolvendo a companhia aérea, todos com propósitos e desenvolvedores diferentes.

O primeiro foi o case do check-in pelo Twitter. O usuário fornece alguns dados básicos, como nome e localizador, e recebe dentro do Twitter, via mensagem direta, o seu cartão de embarque. Entre 2 a 3 mil check-ins são feitos por mês através dessa plataforma.

Outro bot foi feito em parceria com a KLM e com a agência Ampfy e consistiu em um game dentro do Facebook Messenger. No jogo, o usuário precisava coletar pistas para ajudar o protagonista Diego a encontrar uma paquera que havia conhecido em uma festa e que nunca mais havia visto. Em apenas três dias, 40 milhões de pessoas foram impactadas e 20 mil pessoas jogaram simultaneamente.

Por fim, a Gol conta com uma assistente pessoal em seu site, a Gal, desenvolvida pela Inbenta. Ela permite realizar uma série de serviços através de uma conversa, com processamento de linguagem natural. A Gal conta com o apoio da Emília, chatbot irmã no site da Smiles e também produzida pela Inbenta. Ambas compartilham a mesma base de conhecimento e estão crescendo juntas.

A Gol agora planeja lançar um bot de atendimento dentro do Facebook Messenger até o final do ano. E será estudada a integração entre as diferentes iniciativas.