As redes de publicidade móvel alcançam centenas de milhões de pessoas e oferecem ferramentas cada vez mais sofisticadas de segmentação do público e do contexto em que é impactado pelos anúncios, incluindo a sua localização. É o chamado marketing programático, que permite aos anunciantes escolherem não apenas quem, mas onde e quando os consumidores verão suas campanhas em seus celulares. A Adsmovil, um dos players desse mercado, descobriu agora uma nova utilidade para sua própria plataforma: a realização de pesquisas de opinião. Ou seja, em vez de um banner promovendo uma marca ou produto, a rede de publicidade móvel exibiria um banner convidando o usuário a responder a uma pesquisa.

A mesma profundidade de segmentação realizada em uma campanha de marketing móvel pode ser adotada em uma pesquisa de opinião que busque uma amostra em um nicho específico da população. É possível realizar recortes por localização, modelo de aparelho, sexo, idade e também por comportamento. E o custo acaba sendo muito mais baixo do que a contratação de pessoas para fazerem entrevistas ao vivo, além de os resultados serem obtidos mais rapidamente e poderem ser acompanhados em tempo real. O perfil dos sites e apps escolhidos para exibirem o banner também ajuda a alcançar o público desejado.

Questionado por MOBILE TIME se a novidade poderia ser chamada de "pesquisa programática", o CEO e fundador da Adsmovil, Alberto Pardo, concordou: "é exatamente isso". E acrescentou: "Podemos realizar as pesquisas em momentos diferentes ao longo do dia, quando a pessoa está num táxi ou dentro de um restaurante. É algo que as pesquisas via desktop não conseguem."

Uma primeira experiência foi realizada em abril pela Adsmovil, em parceria com a Universidade da Flórida, nos EUA. Foram realizadas três pesquisas de opinião ao longo do mês de abril, com intervalo de uma semana entre cada, para medir a intenção de voto da população de origem latina na corrida presidencial norte-americana. As pessoas precisavam responder apenas duas perguntas com respostas estimuladas: 1) Se as eleições fossem hoje, em que você votaria?; 2) O que mais preocupa os latinos que vivem nos EUA?. Em cada levantamento eram entrevistadas entre 5 mil e 10 mil pessoas ao longo de cinco dias de campanha com a exibição do banner. A taxa foi de clique (CTR) foi de 1,34%, acima da média. A título de curiosidade: nas três pesquisas a candidata Hillary Clinton apareceu em primeiro lugar, variando entre 62% e 64%, enquanto Donald Trump ficou sempre em terceiro, com aproximadamente 12%, e "outros candidatos", em segundo, com o restante. E o tema "imigração" é aquele mais caro para esse segmento da população norte-americana, apontado por um em cada cinco eleitores latinos.

Agora a Adsmovil quer transformar essa experiência em um produto de prateleira e conversa com grandes empresas internacionais do ramo de pesquisas em busca de parcerias nesse sentido, como Nielsen e Millward Brown.