Sistema operacional20/08/2013 às 16h58

Firefox OS não quer disputar com Android ou iOS

Marina Tsutsumi

O Firefox OS, sistema operacional da Mozilla, não foi criado para competir com sistemas maiores, como o Android e o iOS, segundo o gerente da Mozilla para a América Latina, Fábio Magnoni. "Ele foi desenvolvido para ajudar as pessoas a migrarem dos feature phones aos smartphones", afirma.

No evento Fórum Mobile Apps desta terça-feira, 20, em São Paulo, foram debatidos os esforços das empresas para ajudar a população de baixa renda a adotar smartphones. Magnoni citou como exemplo o início das vendas do ZTE Open, smartphone da fabricante chinesa com Firefox OS, no eBay dos Estados Unidos. "Em 24 horas, mais de mil celulares foram vendidos por US$ 79,99", disse.

José Lecy, da área de serviços da Telefônica Vivo, citou os planos de dados com preços mais competitivos e a redução dos preços dos smartphones, mas reforçou que a principal ação da operadora nesse sentido será a venda de smartphones Firefox OS no Brasil. Lecy disse que a operadora venderá esses dispositivos com "preços diferenciados", mas não confirmou se a empresa será a primeira ou se terá exclusividade na venda.

O Firefox OS deve chegar ao Brasil até o final do ano, mas ainda não foi divulgada uma data exata, nem os preços dos aparelhos.