Pelo menos quatro bancos brasileiros estão confirmados para o lançamento no Brasil este ano do serviço de pagamento móvel da Samsung, o Samsung Pay: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Itaú Unibanco. A fabricante sul-coreana divulgou neste domingo, 21, que o serviço chegará em 2016 ao Brasil, Austrália, Reino Unido, Espanha, China, Cingapura e Canadá e divulgou a lista dos bancos parceiros em todos eles. A chegada ao Brasil a tempo das Olimpíadas já havia sido adiantada por MOBILE TIME no ano passado, quando do lançamento do Samsung Pay, também em Barcelona. O serviço será compatível com cartões das bandeiras Amex, Mastercard, Visa e China UnionPay.

Atualmente, o serviço está disponível apenas nos EUA e na Coreia do Sul, mas conta com 5 milhões de usuários cadastrados que acumulam até agora mais de 500 milhões de transações.

O Samsung Pay permite substituir o cartão de crédito ou de débito pelo smartphone do usuário. A senha, por sua vez, pode ser trocada pela digital do usuário. O serviço é compatível com os modelos Galaxy S6, S6 Edge, S6 edge +, Note 5, A5 e A7. A comunicação com as máquinas de POS é feita por aproximação utilizando NFC ou uma tecnologia que emula a leitura via tarja magnética, o que permite o pagamento em praticamente qualquer máquina de cartão, não apenas aquelas com NFC.