Achar aplicativos para os amantes das artes é algo cada vez mais raro. Seja em cinema, documentário, música erudita, jazz, artes plásticas ou arquitetura. A opção para quem deseja consumir este tipo de material (e não ficar só na ladainha de YouTube, Spotify e Netflix) é olhar para apps que estão fora do Brasil, mas, que permitem acesso total às suas obras.

É o caso do ARTE TV (Android, iOS), aplicativo do canal franco-alemão de serviço público que traz o melhor conteúdo artístico em vídeo do velho continente: atualidade com programas jornalísticos, cinema, séries, documentários, cultura pop, concertos, ciência, viagem e descobertas e história. Sua navegação é bem similar a outros aplicativos de streaming de TV com os quais estamos habituados, como Globo Play e Band. Inclusive, ele permite que o usuário veja sua programação ao vivo e até crie sua própria lista de programas favoritos para assistir depois.

Alguns exemplos que são interessantes para compartilhar: o concerto de Ano-Novo (Silvester Konzert, em alemão) da Filarmônica de Berlim, algo que raramente é transmitido no Brasil; documentário sobre as obras de J.R.R Tokien, autor de Senhor dos Anéis e O Hobbit; além de a Art of Gaming, uma série de documentários sobre o crescimento da indústria de videogame que passa por temas pouco explorados como “os jogos são capitalistas?”.

O app tem conteúdos com legendas em alemão, inglês, espanhol ou polonês. Embora o idioma possa parecer uma barreira, é importante lembrar que a cultura não tem fronteiras. Ou, como diria o maestro italiano Claudio Abbado: “A cultura supera todos os limites”.