Há hoje cerca de 170 mil caixas eletrônicos no Brasil. Desse total, em torno de 10% já é compatível com a tecnologia de comunicação por aproximação NFC, presente em smartphones e relógios inteligentes. Contudo, um percentual ainda menor, da ordem de 1%, está com o leitor de NFC ativado e operando. Em média, a vida útil dos caixas eletrônicos varia entre sete e 10 anos no Brasil. Entre 10 e 12 mil unidades são respostas anualmente no País. Como os novos modelos de ATMs já vêm com NFC, aos poucos o parque está sendo atualizado com essa tecnologia. Os dados foram compartilhados por Artur Camarotto, vice-presidente de marketing e vendas da Diebold, fabricante de ATMs que declara deter 47% de market share desse mercado no Brasil.

Com a chegada ao País de serviços de pagamentos móveis que utilizam o smartphone ou acessórios como relógios e pulseiras no lugar dos cartões de plástico, possivelmente haverá interesse dos bancos em acelerar essa migração dos ATMs. Para aceitar NFC, não necessariamente se precisa trocar o terminal inteiro: em alguns casos pode-se simplesmente adicionar um módulo com a tecnologia.

Celular e ATMs

A Diebold está trazendo para o Brasil uma solução batizada como FITbanking, cuja proposta é passar para o celular a interface de boa parte das transações bancárias, reservando ao ATM apenas a identificação do correntista e a guarda do dinheiro. Um dos modelos de caixa eletrônico da empresa com esse conceito é a Irving, que não tem teclado, nem monitor. O usuário solicita o saque no app do banco em seu smartphone e depois se identifica no ATM via reconhecimento de íris, ou NFC, ou impressão digital ou leitura de QR code exibido na tela do aparelho. Esse terminal chega a ser 40% mais barato que os tradicionais.

"A ideia é que a pessoa passe menos tempo na frente do terminal. Ele inicia o processo no smartphone ou na Internet e conclui no ATM. Dá para fazer um saque em menos de dez segundos", diz Camarotto.

O Citibank está testando a solução em três agências nos EUA. A Diebold está em conversas com bancos brasileiros para a realização de um piloto no País.

O ATM Irving está em exposição na CIAB, em São Paulo, feira aberta nesta terça-feira, 21, em São Paulo.