O Banco do Brasil está testando a adoção do assistente de voz Watson, da IBM, em uma experiência de computação cognitiva. Cerca de 45 funcionários do banco estão usando uma versão do app de mobile banking da empresa integrado ao Watson. A voz é captada pelo microfone do smartphone, transformada em texto pela solução de reconhecimento de fala do Google e interpretada na nuvem pelo Watson.

Com o assistente de voz é possível realizar 144 transações diferentes usando mais de 1,8 mil tipos de perguntas ou comandos. Até expressões informais e regionais estão sendo cadastradas. A ideia é que o assistente aprenda ao longo do tempo e vá ficando cada vez mais preciso. No momento, segundo técnicos do Banco do Brasil, seu índice de acerto é de 82%. Quando algo não é compreendido, uma equipe do banco é acionada para intervir e analisar o áudio captado e, assim, cadastrar novas expressões, se for o caso.

Dentro de 90 dias, os testes serão expandidos para um público maior, não só de funcionários, mas também de clientes jovens e que gostem de inovações, informa o banco.