Dentro de quatro anos, o Brasil vai praticamente se igualar aos EUA em quantidade de downloads de jogos móveis. A projeção é de que em 2022 os usuários norte-americanos vão baixar 3,62 bilhões de games em seus smartphones e os brasileiros, 3,6 bilhões, informa relatório da App Annie.

Para efeito de comparação, no ano passado o volume de downloads de games móveis nos EUA foi de 4,53 bilhões, quase o dobro dos 2,3 bilhões registrados no Brasil. Entre 2017 e 2022, contudo, a quantidade de downloads no Brasil vai crescer em média 6,5% ao ano, enquanto nos EUA vai cair 3,6% ao ano, prevê a App Annie. Neste ano de 2018 serão 4,34 bilhões nos EUA e 2,64 bilhões no Brasil.

A queda nos EUA é explicada pela fase mais madura vivenciada em seu mercado de conteúdo móvel. Usuários mais experientes tendem a baixar menos apps, se concentrando naqueles títulos que são os seus favoritos. Por outro lado, esses mesmos usuários gastam mais dentro dos apps. O Brasil e outros mercados emergentes experimentam uma fase anterior de desenvolvimento de seus mercados móveis, na qual ainda há muitos usuários novos, o que gera aumento de downloads, mas ainda pouca receita.

Os cinco maiores mercados do mundo em downloads de games móveis no ano passado foram China, EUA, Índia, Brasil e Rússia, nesta ordem. Com um crescimento médio de 25% ao ano em cinco anos, a Índia vai ultrapassar os EUA e chegar em 2022 em segundo lugar, com 11,38 bilhões de downloads, atrás apenas da China, que continuará a liderar bem à frente, com 33,75 bilhões de downloads após um crescimento anual médio de 6% no mesmo período. Os EUA ficarão em terceiro lugar, mas tecnicamente empatados com o Brasil, conforme informado acima. E a Rússia seguirá em quinto, com 3,04 bilhões de downloads e um crescimento médio anual de 9,4% entre 2017 e 2022.

Receita

Em termos de receita com games móveis, os cinco maiores mercados em 2017 foram China, Japão, EUA, Coreia do Sul e Taiwan, nesta ordem. A lista continuará igual em 2022, com todos os cinco crescendo ano a ano. Cabe destacar que em 2022 os chineses vão gerar US$ 46,95 bilhões em receita com games móveis, o que é mais do que os outros quatro maiores mercados juntos (US$ 45,45 bilhões).