As empresas paulistanas agora contam com uma alternativa menos poluente que os tradicionais motoboys para serviços de entrega. O VaiMoto, site web e app para iOS que nasceu como um serviço que intermedia a contratação de motofretistas, incluiu em sua base 12 ciclistas. Eles fazem parte do serviço Bikentrega, com o qual a VaiMoto firmou parceria exclusiva.

Por enquanto, como são poucos ciclistas misturados a uma base com mais de 3 mil motofretistas cadastrados, o cliente ainda não pode escolher entre moto ou bicicleta. Ele faz a solicitação normalmente e recebe de volta as propostas de preço dos entregadores interessados. Se houver resposta por parte de um ciclista, isso é discriminado para o cliente que, aí sim, pode optar pela alternativa menos poluente. O serviço de entrega por bicicleta está restrito a percursos de até 15 Km de distância dentro da área de atuação da Bikentrega, que abrange 15 bairros das zonas sul, oeste e central de São Paulo.

"Quando começamos o VaiMoto sempre pensamos em ser uma solução completa de logística, com moto, bikes, caminhões etc. O courier de bicicleta é forte em cidades como Londres, Nova Iorque e São Francisco. No Brasil, por não ser uma profissão regulamentada, optamos por firmar parceria com alguma empresa que fosse responsável pelos entregadores. Então escolhemos a Bikentrega", relata Daniel Muniz, CEO e sócio-fundador da VaiMoto. Ele espera que a Bikentrega expanda suas atividades para outras cidades e admite a possibilidade de a VaiMoto investir na empresa. Sua projeção é de que no futuro as bicicletas respondam por 5% do total de entregas da VaiMoto. Atualmente, a empresa recebe 400 solicitações por dia e deve chegar a 25 mil corridas por mês após 12 meses de operação.

Modelo de negócios

A VaiMoto não trabalha com uma tabela fixa de preços. São os entregadores que respondem, através de seus smartphones, quanto cobram a cada corrida, e o cliente opta pela proposta que achar mais conveniente – nem sempre vence a mais barata, pois outros requisitos, como a avaliação do entregador pelo público, também pesam na decisão. No caso específico das bicicletas, embora sejam os ciclistas individualmente que respondam às propostas de corridas, é seguida uma tabela de preços da Bikentrega. A VaiMoto cobra uma tarifa de R$ 1,99 dos motofretistas e da Bikentrega por corrida realizada.