Uma dupla de empreendedores brasileiros desenvolveu um relógio para a localização de pessoas, com foco no público infantil, embora também possa servir a idosos ou adultos com necessidades especiais. Trata-se do Guarddy, que está com uma campanha de financiamento coletivo em andamento na plataforma Kickante.

O relógio tem GPS embutido e entrada para um SIMcard de qualquer operadora. Através de um app (Android, iOS), o responsável pelo portador do relógio monitora a localização deste e configura alertas. Pelo app, é possível localizar o usuário do relógio com um único clique; ver o trajeto percorrido; definir no mapa uma zona de segurança, com envio de notificação caso o portador ultrapasse seu limite; receber notificações com a localização em uma frequência pré-estabelecida; e ser alertado quando o portador se distanciar de si, tendo como base o alcance do Bluetooth, neste caso. O relógio contabiliza também a quantidade de passos e monitora a qualidade do sono do seu usuário. Além disso, o Guarddy funciona como um telefone celular, mas que só recebe e realiza chamadas para três números telefônicos previamente definidos através do app. O relógio vem com três botões de ligação, um para cada número telefônico autorizado. E há ainda um botão de SOS, que se for pressionado e segurado dispara alertas para os três números cadastrados.

Duas funcionalidades extras diferenciam o Guarddy de similares estrangeiros: ele envia uma notificação com a localização do portador sempre que o relógio for removido e faz o mesmo um pouco antes de acabar a bateria, que dura sete dias em stand-by.

A utilização do serviço de localização será gratuita durante os primeiros 12 meses. Depois, haverá uma cobrança de uma pequena mensalidade, da ordem de R$ 4, apenas para cobrir os custos de manutenção.

Ideia

A ideia surgiu quando Olegas Orlovas, um dos empreendedores, procurava pela filha. Ela havia descido para o playground do prédio sem avisá-lo. Passado o susto, veio a decisão de criar o Guarddy.

"O foco é em crianças de dois a dez ou doze anos. Mas não vemos simplesmente como uma pulseira de rastreamento. É um acessório fashion. E pode servir também para a segurança de adolescentes em excursões internacionais para a Disney, por exemplo", comenta o outro sócio-fudador, João Mendes. O Guarddy tem design esportivo e será vendido em versões com pulseiras vermelha, azul, amarela, branca ou preta.

O relógio será produzido no exterior e importado para o Brasil. O primeiro lote será de 2 mil unidades e deve chegar no primeiro semestre de 2016. Já foi firmado acordo com um grande distribuidor.

A campanha de financiamento coletivo fica no ar por mais 19 dias e tem como meta arrecadar R$ 80 mil, mas o produto será lançado independentemente de esse montante ser alcançado ou não. Quem participar pode comprar o Guarddy com desconto, por R$ 449. Depois do lançamento o preço para o consumidor final deve ficar perto de R$ 700. "Esse cálculo já leva em conta a alta cotação do dólar. Se por acaso mudar, deve ser para baixo", comenta Mendes.