A espera dos usuários de Windows Phone acabou: foram lançadas esta semana as primeiras versões do Instagram e do Waze para o sistema operacional móvel da Microsoft. Ambos podem ser baixados de graça na Windows Phone Marketplace, loja de aplicativos oficial do sistema. O Instagram é a maior rede social móvel de fotos do mundo, com mais de 150 milhões usuários, e o Waze é um app colaborativo de trânsito, com mais de 60 milhões de usuários. Em comum, além da popularidade, os dois apps foram vendidos recentemente por pequenas fortunas para Facebook e Google, respectivamente.

As duas novidades já haviam sido adiantadas por MOBILE TIME em outubro.

Em suas versões para Windows Phone, tanto Instagram quanto Waze vêm com "live tile", uma espécie de widget da plataforma, que mostra as atualizações mais recentes de conteúdo nos dois apps direto na home screen do telefone, sem necessidade de se clicar para entrar nos apps. O iOS não disponibiliza essa opção em sua interface.

Análise

Quando confrontadas com o fato de o catálogo de aplicativos do Windows Phone ser muito menor que aqueles do Android e do iOS, o discurso da Microsoft e da Nokia sempre foi o de que preferiam focar na qualidade dos títulos, não na quantidade. O calcanhar de Aquiles dessa argumentação era a falta de alguns aplicativos de sucesso, principalmente Instagram e Waze, disponíveis há anos nas lojas concorrentes. Com o anúncio desta semana, o Windows Phone se livra desse fantasma e finalmente agrega seus usuários a duas das maiores comunidades de conteúdo móvel do mundo.

No entanto, o trabalho não terminou. A maioria dos desenvolvedores móveis ainda prefere trabalhar com Android e iOS. Assim, apps inovadores continuam surgindo primeiro para essas duas plataformas. Isso tende a mudar aos poucos, conforme o Windows Phone vai ganhando participação no mercado. O que atrai desenvolvedores é um base ampla de usuários (como no caso do Android) ou uma base, ainda que pequena, de usuários dispostos a gastar dinheiro com apps (caso do iOS).

Link para Instagram na Windows Phone Marketplace

Link para Waze na Windows Phone Marketplace