A Telcel, no México, e a Claro, no Brasil, lançarão este ano um app de carteira móvel do PayPal para recarga de pré-pagos. Os usuários das operadoras precisarão criar uma conta no PayPal, à qual associam um número de cartão de crédito ou débito com o qual poderão recarregar seus telefones ou os de terceiros. O app estará disponível para iOS e Android e, no caso do sistema do Google, virá embarcado nos celulares vendidos pelas operadoras. O anúncio foi feito pelo CEO da PayPal, Dan Schulman, durante painel no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta segunda-feira, 22.

Segundo Joanna Lambert, vice-presidente de produtos globais de consumo da PayPal, a ideia é que no futuro o app possa realizar outras operações financeiras, como pagamento de conta, mas isso ainda está em estudo.

A parceria com a América Móvil ajudará a PayPal a expandir sua base de usuários na América Latina.

Direito, não privilégio

Um dos principais objetivos do PayPal para os próximos anos é contribuir com a democratização dos serviços financeiros digitais. Segundo seu CEO, pessoas de menor renda chegam a gastar 10% do seu orçamento mensal com taxas financeiras desnecessárias. "É caro ser pobre. Gerenciar e transmitir dinheiro deveria ser um direito, não um privilégio", disse o executivo para a plateia do MWC.

O CEO revelou que o PayPal passará por uma transformação nos próximos anos, expandindo os seus canais de entrada e de saída de valores, passando a abranger caixas eletrônicos, transferências internacionais, pagamento de contas, pagamentos presenciais dentro de lojas, cheques, dinheiro etc.

Hoje, o PayPal tem 180 milhões de usuários no mundo em 200 países e é aceito em 14 milhões de lojas on-line. No ano passado, registrou 1,4 bilhão de transações móveis sobre um total de 5 bilhões.