Cerca de 90 dias após o anúncio da parceria, Ericsson e Cisco procuram fortalecer o trabalho com novos produtos e acordos durante a Mobile World Congress 2016 nesta segunda, 22, em Barcelona. As empresas assinaram um acordo conjunto de direitos de propriedade intelectual e de serviços profissionais que combinará a força de trabalho de 66 mil funcionários da fornecedora sueca com 11 mil da norte-americana para consulta, integração de sistemas, serviços de suporte e gerenciamento para TI e redes em 180 países.

O acordo ainda não está em operação no Brasil, já que está sendo avaliado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas na América Latina já há a primeira implantação com a operadora Aster, da República Dominicana. A tele implantará a plataforma IPTV Mediaroom  e soluções de vídeo, enquanto a Cisco fornecerá plataforma de acesso por cabo e coaxial, que será integrada com serviços da fornecedora sueca.

Entre as novidades há um novo roteador 5G para serviços residenciais e corporativos, em parceria também com a Intel, com o qual começarão a desenvolver e testar a nova rede móvel – a ideia é que o equipamento seja o primeiro roteador 5G do mercado. As três fornecedoras são parceiras da operadora norte-americana Verizon, com quem também farão testes e pesquisas na área. Outro produto foi anunciado foi o Ericsson Dynamic Service Manager, para gerenciamento de rede em tempo real com compatibilidade entre múltiplos fornecedores e tecnologias.

Segundo as fornecedoras, de novembro até hoje já foram registrados  200 "engajamentos" com clientes, que resultaram em contratos de backbone de rede móvel para IP, transformação de rede de cabo e TV, modernização de backhaul para móvel e capacidades de serviço global.

Nuvem

A Ericsson anunciou também uma aliança global com a Amazon Web Services para negócios, tecnologias e serviços para acelerar o uso da computação em nuvem entre provedores. A Ericsson utilizará também serviços e experiência da AWS para desenvolver soluções para os provedores, como a operadora australiana Telstra, com quem já está trabalhando.

Outra iniciativa em cloud é o lançamento do serviço de nuvem aberto para over-the-top, o OTT Cloud Connect, visando integração de capacidade de OSS/BSS, funcionando como um gateway para tirar a complexidade da relação das operadoras com as OTTs. A Ericsson fornecerá o produto para o Google, que utilizará a plataforma em produtos como o YouTube.

IoT

Já com a operadora norte-americana AT&T, a Ericsson trabalha para implantar solução de Internet das Coisas (IoT) para automação e segurança residenciais para provedores de serviço fora dos EUA. A fornecedora também lança um um novo produto modular de IoT, que inclui estratégia de mercado, consultoria para processos de reengenharia e negócios e verificação de aplicação.

* O jornalista viajou a Barcelona a convite da FS