A Telefônica quer integrar ao seu serviço de TV por assinatura na América Latina e na Espanha uma ferramenta videoconferência entre amigos. A ideia é visualizar, na mesma tela, o conteúdo exibido ao vivo por um canal e até quatro amigos em uma sala virtual de videoconferência. A solução, batizada por enquanto como "Social TV", está ainda em fase de prova de conceito e foi apresentada a jornalistas no stand da companhia no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta segunda-feira, 22.

Um assinante do serviço de TV por assinatura do grupo poderá convidar amigos que também sejam assinantes para assistirem juntos a um programa que esteja passando, abrindo uma sala de videoconferência privada. As janelas com as imagens das pessoas são abertas na lateral da TV. A participação pode ser feita através de uma câmera e microfone instalados na televisão, ou via tablet, smartphone ou PC. O criador da sala pode trocar o canal visto por todos. O áudio das diferentes transmissões é mesclado por cima daquele do canal.

Ainda não está definido como será o modelo de negócios para esse produto, ou seja, se ele será cobrado à parte da assinatura ou se será gratuito para clientes, funcionando como um atrativo a mais do serviço de TV paga do grupo. Os executivos da Telefônica afirmam não terem se inspirado em nenhum outro serviço internacional e que este seria o primeiro do gênero no mundo. Ainda não há data de lançamento comercial, todavia.

De acordo com os técnicos da empresa, a transmissão de vídeo para a sala de videoconferência funciona bem em serviços de fibra ou através da rede móvel. Porém, se for dividir a banda com um serviço de IPTV sobre a mesma conexão ADSL, pode faltar capacidade.

A Telefônica tem hoje 8 milhões de assinantes de serviços de TV por assinatura, dos quais 4,2 milhões estão na América Latina. Este ano a empresa entrará em sete novos países como OTT, pois não tem rede fixa neles: Uruguai, Equador e cinco mercados da América Central.