Comportamento22/04/2014 às 19h35

Relatório classifica como "viciado em mobilidade" quem abre apps mais de 60 vezes por dia

Da Redação

Quantas vezes você abre um aplicativo móvel em seu smartphone por dia? A média mundial é dez vezes, revela um levantamento feito pela Flurry, empresa que monitora 500 mil apps em mais de 1,3 bilhão de smartphones. Em um relatório divulgado nesta terça-feira, 22, a Flurry resolveu analisar um grupo que apelidou de "viciados em mobilidade": as pessoas que abrem apps mais de 60 vezes por dia, ou seja, seis vezes acima da média mundial. Uma das constatações que mais chama a atenção é que esse grupo foi o que mais cresceu em um ano, ao se comparar dados de março de 2014 com março de 2013.

A Flurry dividiu os donos de smartphones em três categorias: usuários comuns (abrem apps até 15 vezes por dia); super-usuários (abrem entre 16 e 60 vezes); e viciados (mais de 60 vezes). O primeiro grupo aumentou 23% em um ano, passando de 639 para 784 milhões. A base dos super-usuários, por sua vez, cresceu 55% no mesmo período, saindo de 283 para 440 milhões. E a quantidade de "viciados" subiu 123%, passando de 79 para 176 milhões de pessoas.

Analisando o perfil dos "viciados", Flurry identificou uma predominância de mulheres (54% contra 46% de homens), e de gente nas faixas etárias de 13 a 17 anos, 18 a 24 anos, e 35 a 54 anos. Por sinal, os adultos de meia-idade respondem por 28% dos "viciados" e apenas 20% do grupo de usuários comuns. Uma das explicações da Flurry é que muitas das pessoas nessa faixa etária dividem seus aparelhos com crianças, aumentando a quantidade de apps abertos por dia por device (cabe lembrar que o monitoramento da Flurry é feito por aparelho, não por pessoa). A explicação para afaixa de 25 a 34 anos não ter tantos "viciados" seria porque são pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e que ainda estão solteiras (ou seja, não dividem seus aparelhos com crianças). Entre as categorias de apps mais usadas pelos viciados em mobilidade estão games e educação.

Os dados completos do levantamento foram publicados em artigo no blog da Flurry.

Tela Viva Móvel

O CEO da Flurry, Simon Khalef, será um dos palestrantes do 13o Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio em São Paulo. No evento, ele apresentará dados exclusivos sobre o uso de aplicativos móveis no Brasil.

Mais informações sobre a programação do evento e sobre inscrições podem ser encontradas no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08001577028 ou no email inscricoes@convergecom.com.br. O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e conta com a curadoria editorial de MOBILE TIME.