Quantas vezes você abre um aplicativo móvel em seu smartphone por dia? A média mundial é dez vezes, revela um levantamento feito pela Flurry, empresa que monitora 500 mil apps em mais de 1,3 bilhão de smartphones. Em um relatório divulgado nesta terça-feira, 22, a Flurry resolveu analisar um grupo que apelidou de "viciados em mobilidade": as pessoas que abrem apps mais de 60 vezes por dia, ou seja, seis vezes acima da média mundial. Uma das constatações que mais chama a atenção é que esse grupo foi o que mais cresceu em um ano, ao se comparar dados de março de 2014 com março de 2013.

A Flurry dividiu os donos de smartphones em três categorias: usuários comuns (abrem apps até 15 vezes por dia); super-usuários (abrem entre 16 e 60 vezes); e viciados (mais de 60 vezes). O primeiro grupo aumentou 23% em um ano, passando de 639 para 784 milhões. A base dos super-usuários, por sua vez, cresceu 55% no mesmo período, saindo de 283 para 440 milhões. E a quantidade de "viciados" subiu 123%, passando de 79 para 176 milhões de pessoas.

Analisando o perfil dos "viciados", Flurry identificou uma predominância de mulheres (54% contra 46% de homens), e de gente nas faixas etárias de 13 a 17 anos, 18 a 24 anos, e 35 a 54 anos. Por sinal, os adultos de meia-idade respondem por 28% dos "viciados" e apenas 20% do grupo de usuários comuns. Uma das explicações da Flurry é que muitas das pessoas nessa faixa etária dividem seus aparelhos com crianças, aumentando a quantidade de apps abertos por dia por device (cabe lembrar que o monitoramento da Flurry é feito por aparelho, não por pessoa). A explicação para afaixa de 25 a 34 anos não ter tantos "viciados" seria porque são pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e que ainda estão solteiras (ou seja, não dividem seus aparelhos com crianças). Entre as categorias de apps mais usadas pelos viciados em mobilidade estão games e educação.

Os dados completos do levantamento foram publicados em artigo no blog da Flurry.

Tela Viva Móvel

O CEO da Flurry, Simon Khalef, será um dos palestrantes do 13o Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio em São Paulo. No evento, ele apresentará dados exclusivos sobre o uso de aplicativos móveis no Brasil.

Mais informações sobre a programação do evento e sobre inscrições podem ser encontradas no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08001577028 ou no email [email protected]/mt2018. O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e conta com a curadoria editorial de MOBILE TIME.